Programa '48KBmode'
Eletrônica

Programa '48KBmode'


Alguns programas para 48KB são incompatíveis com o modo 128KB e não rodarão na TKMEM-128, a não ser que o chaveamento da RAM seja desativado. Os jogos da Ultimate como Knight Lore, Alien 8 e Pentagram têm este problema.

Para solucionar isto, os projetistas do Spectrum 128 previram o modo 48KB que é acessível  através da opção 48K BASIC no menu, ou ainda através do comando SPECTRUM digitado no editor BASIC.


Entretanto se não tivermos acesso ao 128 BASIC, por exemplo com TKMEM sem a ROM do Spectrum 128, como é possível desativar o chaveamento da RAM? A resposta é a manipulação da porta 32765 que, quando recebe um nível alto no bit 5, desativa por completo o modo 128 que só pode ser reativado desligando o computador ou com reset. Uma forma prática é digitar no BASIC:
OUT 32765,48

Uma outra abordagem é utilizar o programa GoToBasic48 para depois dar um OUT na porta 32765. A vantagem deste programa é que funciona da mesma forma, independente de haver ou não a ROM 128. A listagem seria:

   1 REM NEXT ? CLEAR ©>
  10 RANDOMIZE USR (PEEK 23635+256*PEEK 23634+5): OUT 32765,BIN 00110000
  20 PRINT AT 11,5; FLASH 1;" Switched to 48KB mode ": BEEP .05,30: BEEP .05,45: BEEP .05,40
  30 PAUSE 120
  40 LET d=15363: IF PEEK d<>195 THEN LET d=15619
  50 RANDOMIZE USR d: REM : RUN

Na primeira linha deve haver o comando REM que contém o código de máquina do GoToBasic48. Para isto, deve-se criar a primeira linha com comando REM seguido de 31 caracteres e inserir o código de máquina, com o comando File > Load binary data... do emulador Fuse, a partir do endereço dado por PEEK 23635+256*PEEK 23636+5.


Não é necessário digitar o programa acima, pois está disponível neste link em formato Hobeta.



loading...

- Detecção De Ram 48/128
Conforme tinha prometido na postagem sobre incompatibilidade do Bubble Bobble, eu vou mostrar a rotina de detecção de tamanho de RAM 48/128K que elaborei na ocasião.  A ideia era fazer uma rotina que não altere o conteúdo da RAM a ser testada;...

- Porta 32765 (#7ffd)
Apesar de já ter comentado sobre esta porta de entrada e saída (I/O) do Spectrum 128 e da TKMEM-128, julguei conveniente repetir, pois ajudará na compreensão da listagem BASIC publicada ontem. Fonte: Wikipédia Esta é uma das novas portas introduzidas...

- Tkmem-128 E Programa De Teste
Ontem chegou a minha TKMEM-128 montada pelo Eduardo Luccas. Trata-se de uma interface do TK90X que lhe adiciona ROM e RAM do ZX Spectrum 128. Mais fotos: Como de praxe, fiz um teste de chaveamento dos bancos de RAM. O melhor é que o programa é...

- Auf Wiedersehen Monty
Eu adaptei o Auf Wiedersehen Monty da Gremlin Graphics para Beta 48 (e 128 também). Em modo 128K, este jogo tem som para a Explorer. O carregador BASIC detecta quando há RAM extra, seja no Spectrum 128, ou com a TKMEM-128. A listagem é:   10...

- 48 E 128 Basic
O TKMEM-128 não tem a ROM 0 do Spectrum 128, mas não é muito difícil gravar uma EPROM e fazer uma mod na interface. Com isto, o TK90X ficaria mais semelhante ao Spectrum 128 e seria possível usar o BASIC 128. Aqueles que usam o emulador obrigatoriamente...



Eletrônica








.