POKE inusitado no Panic Dizzy
Eletrônica

POKE inusitado no Panic Dizzy


Encontrei este POKE quando estava examinando o carregamento de fita do jogo Panic Dizzy. 


Logo no início da rotina em código de máquina encontrei uma instrução que colocava o valor 255 no endereço 65408. Prosseguindo no disassembly do próprio jogo, observei que ao encontrar este valor, uma sub-rotina não era executada.

Esta sub-rotina imprime a mensagem "TAPE LOAD ERROR" na tela do menu, logo acima da palavra "PANIC". Ao detectar um erro de carregamento da fita, a rotina coloca o valor 0 no referido endereço para sinalizar o problema. Estranho é que não é tomada nenhuma medida além de simplesmente imprimir a mensagem de erro. Para ativar a mensagem, basta fazer POKE 65408,0.

Enviei este POKE ao The Tipshop, que já o publicou.



loading...

- Versão 2 De Terminator 2
Enfim, aqui está a 2ª versão de Terminator 2 convertido para disco Beta que roda em TK90X com TKMEM-128.  Consegui contornar a falta de som para Explorer sem a ROM 128 habilitada. Eu tive que substituir IM 1 por IM 2, porém este último requer...

- Detecção De Ram 48/128
Conforme tinha prometido na postagem sobre incompatibilidade do Bubble Bobble, eu vou mostrar a rotina de detecção de tamanho de RAM 48/128K que elaborei na ocasião.  A ideia era fazer uma rotina que não altere o conteúdo da RAM a ser testada;...

- Auf Wiedersehen Monty
Eu adaptei o Auf Wiedersehen Monty da Gremlin Graphics para Beta 48 (e 128 também). Em modo 128K, este jogo tem som para a Explorer. O carregador BASIC detecta quando há RAM extra, seja no Spectrum 128, ou com a TKMEM-128. A listagem é:   10...

- Adaptação De Jogos De Fita Para Beta 48 (parte 9)
O método mais seguro para quebrar as proteções de jogos salvos em fitas é analisar o carregamento desde o início, incluindo um exaustivo disassembly do código de máquina. Entretanto por vezes é vantajoso economizar esforços com alguns truques....

- Adaptação De Jogos De Fita Para Beta 48 (parte 8)
Hoje eu fiz a adaptação de Rogue Trooper para o Beta 48 e, como venho elaborando uma série mostrando como se faz isto, aproveito para apresentar mais uma técnica. Deste vez abordarei como usar visualizador de memória do emulador Fuse. Apesar de mostrar...



Eletrônica








.