Adaptação de jogos de fita para Beta 48 (parte 1)
Eletrônica

Adaptação de jogos de fita para Beta 48 (parte 1)


Penso em começar uma série sobre adaptação de jogos para o Beta 48, após pedidos. A maior dificuldade está em começar, pois o início sempre traz muitas dúvidas e expectativas. Acredito que o melhor ponto de partida é discutir um pouco sobre o carregamento de fita cassete. 

Fonte: Wikipédia

O BASIC do TK90X possui comandos sofisticados para salvar e carregar programas e dados na fita. Dentre as possibilidades, as mais importantes para o nosso propósito seriam a de salvar um programa BASIC com ou sem especificação da linha de auto-execução (SAVE "<nome>" e SAVE "<nome>" LINE <linha>), e salvar o conteúdo de uma faixa da memória (SAVE "<nome>"CODE <endereço>,<comprimento>). Existe um alias SAVE "<nome>"SCREEN$, que é equivalente a SAVE "<nome>"CODE 16384,6912. Nota: os parâmetros obrigatórios de comandos são especificados entre < e >, os parâmetros opcionais entre [ e ].

Os respectivos comandos para carregar da fita seriam: LOAD "[nome]", LOAD "[nome]"CODE [endereço] e LOAD "[nome]"SCREEN$.

A boa notícia é que o sistema operacional do Beta (DOS Beta ou TRDOS) aceita praticamente os mesmos comandos, que podem ser chamados do BASIC através de:
RAND USR 15363: REM : <comando>

Por exemplo, o programa de carregamento de fita do jogo Motos é:
10 CLEAR 24575
20 LOAD ""SCREEN$
30 INK 0: PAPER 0: PRINT AT 0,0;
40 LOAD ""CODE
50 RANDOMIZE USR 32768

Que será modificado para:
10 CLEAR 24575
20 RAND USR 15363: REM : LOAD "MOTOS1"CODE 16384
30 INK 0: PAPER 0: PRINT AT 0,0;
40 RAND USR 15363: REM: LOAD "MOTOS2"CODE
50 RANDOMIZE USR 32768

No DOS  não se pode omitir o nome do arquivo, como se faz com a fita cassete. Na linha 20, como não existe a forma SCREEN$ no Beta, substitui-se por CODE 16384. 

Uma vez modificado o carregador BASIC, bastaria salva-lo no disquete. Entretanto restaria ainda salvar os blocos tipo CODE também. Este assunto será discutido na próxima parte desta série. 



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