Read Joystick
Eletrônica

Read Joystick


Um dos subprodutos do This is Tritone foi esta sub-rotina que poderá ser empregada em outros programas.


Read Joystick é uma sub-rotina em assembly para ser incluído em um programa através da diretiva: INCLUDE "ReadJoystick.asm". Pode ser chamada através do rótulo ReadJoystick (por exemplo, CALL ReadJoystick).

A sub-rotina faz a leitura dos joysticks Kempston, Sinclair 1 (TK90X) e Sinclair 2. Caso haja algum comando válido do joystick o flag Z será abaixado e o resultado será retornado no registrador A, cujo conteúdo é:  
  • bit 0 = 1 se tiro acionado; 
  • bit 1 = 1 se para cima acionado;
  • bit 2 = 1 se para baixo acionado;
  • bit 3 = 1 se para direita acionado;
  • bit 4 = 1 se para esquerda acionado;
  • bits 5 a 7 = 0.
A interface Kempston é detectada automaticamente. Os registradores AF, BC e DE terão seu conteúdo alterados, portanto não se deve esquecer de preservá-los na pilha de máquina se necessário. A sub-rotina não foi otimizada em tamanho nem em velocidade.

Read Joystick encontra-se neste link.

Atualização: foi esquecido de mencionar, mas Read Joystick requer a inclusão no programa principal, o arquivo cabeçalho INCLUDE "Header_Keyboard.asm".



loading...

- Ad Astra E Interface 2
Depois que o meu joystick passou a funcionar, comecei a testá-lo na entrada existente no TK90X. Quando tentei jogar Ad Astra, percebi que o controle não funcionava como deveria. No menu acima, as opções 5 e 6 corresponderiam às duas entradas disponíveis...

- Pinagem De Joystick Para Computadores E Videogames
Desde o Atari 2600, o joystick digital ligado ao conector DB9 tornou-se praticamente um padrão adotado por muitos computadores e videogames. Fonte: WikipédiaMuitos sistemas empregaram a implementação pura da Atari (as 4 direções e um tiro), como...

- Reclaim
Experimente digitar o seguinte programa no seu TK90X: Pode ser que a listagem não fique clara na imagem, portanto estou repetindo abaixo:    10 FOR n=50000 TO 50009: READ a: POKE n,a: NEXT n   20 RAND USR 50000   30 DATA 237,91,83,92,42,75,92,195,229,25...

- Tk-chuck Em Produção
Em postagem anterior foi mostrado o protótipo do TK-Chuck. Desta vez, a notícia é que este hardware entrará em fase de produção.  Foto do protótipo. Fonte: Danjovic TK-Chuck é um adaptador para Nunchuck® do Wii® se comportar como um joystick...

- Explorer × Tk90x + Tkmem-128
Parece que o Fairlight 128, que roda no TK90X graças ao TKMEM-128, não se dá muito bem com a Explorer. O som fica bastante distorcido, bem diferente do que ouço no emulador. Fiz algumas tentativas para entender o que está acontecendo. Frequência...



Eletrônica








.