Quem já viu os velhos cartuchos nacionais por dentro sabe que eles não passavam de uma EPROM com o jogo gravado. Poderíamos pegar um cartucho desses e tirar o esquema, mas não pensamos nisso na época. A pinagem no Hardware book facilitou o processo e meu colega fez a placa a partir de um esquema que desenhei. O esquema final é esse:
O primeiro teste não deu certo. Faltava a inversão do pino da linha de A12 que é usada como Chip Select (SC) da memória do cartucho. Nos cartuchos nacionais antigos eram usados CI´s com portas Inversoras (normalmente um 7404). No nosso caso a placa já estava pronta e tivemos que improvisar um inversor com transistor mesmo. A gambiarra ficou na parte de baixo da placa, assim:
As chavinhas rotativas na parte de cima da placa são chaves BCD, por isso o uso de duas. Com uma chave binária daria pra usar apenas uma. A chave da direita seleciona de 0 a 7 jogos e a da esquerda seleciona entre dois bancos de 8 jogos.
A placa suporta EPROM´s 27C512, 27C256 e 27C128 de 16, 8 e 4 jogos de 4k, respectivamente. Com um posicionamento correto das chaves dá pra usar memórias 2764, 2732 e 2716. Na foto vemos a placa com uma 2716 com o jogo X-man. Para gravar a memória é só colocar vários jogos de 4K mapeados corretamente. Para jogos de 2k deve-se duplicar o mesmo jogo em um banco de 4k. Para a memória 27512 o mapeamento fica assim:
Endereços:
0000H – 0FFFH – Jogo 1
1000H – 1FFFH - Jogo 2
2000H – 2FFFH - Jogo 3
3000H – 3FFFH - Jogo 4
4000H – 4FFFH - Jogo 5
5000H – 5FFFH - Jogo 6
6000H – 6FFFH - Jogo 7
7000H – 7FFFH - Jogo 8
8000H – 8FFFH - Jogo 9
9000H – 9FFFH - Jogo 10
A000H – AFFFH - Jogo 11
B000H – BFFFH - Jogo 12
C000H – CFFFH - Jogo 13
D000H – DFFFH - Jogo 14
E000H – EFFFH - Jogo 15
F000H – FFFFH - Jogo 16