Eletrônica
Editando telas no ZX Paintbrush (parte 1)
O demo BR?-TK-HUE! resultou de um exercício para exibir figuras coloridas de dimensões maiores que o da tela do TK90X. Não digo que fui inteiramente bem sucedido, pois há problemas que causa cintilação na tela, o que me obriga a repensar sobre temporização.
Entretanto o assunto principal desta postagem é sobre a elaboração de tais figuras, feita no ZX-Paintbrush, e a forma empregada para incorporar no programa assembly.
A figura original do TK90X, de autoria de Leonardo Suárez em formato JPEG, foi tratado primeiro no
Gimp para diminuir o número de
pixels e de cores. Depois foi importado para o ZX-Paintbrush, como se pode ver na figura acima. Há diversas opções de importação e parâmetros a ajustar, escolhas que podem ser auxiliadas pela janela de
preview da imagem após processamento.
Nem tudo fica perfeito ao se importar a figura, mas os eventuais retoques podem ser feitos no próprio editor de imagens. Uma vez pronta, como fazer para passar a figura para o TK90X? A princípio, o aplicativo permite salvar em formato de tela do TK90X de extensão .SCR, que pode ser importado por um emulador. Porém a figura acima é bem maior que o padrão de 32×24 caracteres ou 256×192
pixels: é formado por 37 linhas de 57 colunas.
O ZX-Paintbrush apresenta um recurso muito útil neste caso que é poder exportar a figura em diferentes formatos, inclusive em código fonte
assembler (arquivo com extensão .asm). Uma amostra de arquivo .asm é mostrada na figura acima, a qual foi ligeiramente modificada antes de ser incluída no código do demo. Depois de montado por um utilitário
assembler, o código acima produzirá uma sequência de
bytes representando a figura. São dispostos sequencialmente os padrões de
bits (
bitmap) de cada linha de
pixels e, ao final, os dados correspondentes aos atributos de cores.
Uma rotina própria é necessária para exibir tais figuras na tela do TK90X, como a que elaborei. Como a figura não pode ser exibida de uma vez, foi posta a se deslocar freneticamente na tela. Esta rotina pode ser vista no código fonte do demo, mas não é perfeita, ainda preciso aperfeiçoá-la.
Obs: continua na parte 2.
loading...
-
Desenho Do Ano Novo
Este foi o desenho para os votos de ano novo do Cantinho do TK90X que publiquei anteriormente: O processo de criação foi na base da tentativa e erro, portanto não foi tão simples como aparenta nesta postagem, em que a descrição foi resumida....
-
Making Of Da Tela De Natal
Não chega ser um tutorial, mas mostrarei resumidamente aqui como fiz a tela do TK90X de Natal. Eu não sou um artista, infelizmente minhas habilidades de desenho é limitado. Assim, parti de uma figura pronta que peguei deste site, um produto...
-
Fzx Length
Uma dificuldade de fontes proporcionais como FZX é o fato de não ser fácil calcular o tamanho que um string irá ocupar quando impresso na tela. No BASIC do TK90X, existe a função LEN que permite calcular o tamanho de um string. Como os caracteres...
-
Término
Eu fiz uma nova fonte em padrão FZX inspirada na Terminus. Procurei restringir a altura dos caracteres em 8 pontos, para que possa caber dentro de uma linha de atributos de cores. Apesar dos pixels na tela do TK90X serem de alta resolução (192×256),...
-
International Vodka Party 2009 Slideshow (hooy-program)
Trago mais um demo curto para TK90X com interface de drive Beta e som para Explorer. Este é um slideshow que apresenta as telas produzidas para International Vodka Party de 2009. Os gráficos são coloridos de baixa resolução,...
Eletrônica