Eletrônica
Bubble Bobble incompatível?
Tempos atrás eu tentei adaptar Bubble Bobble para disco
Beta mas como não funcionava direito, acabei deixando de lado.
Retomei o trabalho para este jogo e vi que o problema ocorre tanto no
TK90X real, como no emulado no
SpecEmu ou no
ZX Spectrum NTSC emulado no Fuse. Isto é, o problema surge com a frequência de interrupção de 60 Hz (no Spectrum inglês é de 50 Hz).
Com é possível ver na figura acima, as bolhas que o pequeno dino solta estão totalmente corrompidas e, ao se deslocarem para cima, deixam um rastro branco na tela. No modo 50 Hz a tela fica perfeita:
A questão é que eu me lembro de ter jogado Bubble Bobble no TK90X, e não havia este tipo de problema. Tudo bem que foi há muitos anos atrás e posso estar enganado mas, pelo que eu saiba, este jogo não está na lista dos que são incompatíveis no computador brasileiro.
Testei com todas as versões disponíveis no
World of Spectrum, mas nenhuma funcionou direito em 60 Hz. Se algum leitor tiver alguma pista, por favor, entre em contato comigo.
loading...
-
Bubble Bobble Consertado
Uma vez descoberta a origem da incompatibilidade de Bubble Bobble com TK90X, eu consegui modificar para que funcione com 48K ou com a TKMEM-128. Eu resolvi partir do arquivo TZX original do World of Spectrum, apesar de existir TAP com modificações....
-
Detecção De Ram 48/128 No Bubble Bobble
Graças aos arquivos enviados pelos amigos da lista TK90X (obrigado, Colella e Wesley), eu acredito ter encontrado a origem da incompatibilidade do Bubble Bobble no TK90X. Somente um dos arquivos enviados, "Bubble Bobble (1987)(Firebird).tap", funciona...
-
Neogen (special Team)
300ª postagem neste blog! No projeto de adaptar todos os demos para TK90X com Explorer deste site, Neogen foi um dos que me deu bastante trabalho. Eu estava tendo problemas de compatibilidade e pensei de início que era por causa da frequência de...
-
Incompatibilidade No Commando
No vídeo de demonstração do TK-Joy, o Eduardo Luccas apresentou alguns jogos e, entre eles, estava o Commando. Fiquei com vontade de jogar este jogo e o transferi para o disco Beta 48. Só que eu tinha esquecido de um detalhe, este jogo por vezes...
-
Problema Com Comando Tracer
Eu tenho adaptados jogos com som para a interface Explorer, sendo que desta vez estava trabalhando no Commando Tracer. Parecia que ia ser fácil, pois era um carregador baseado simplesmente em blocos headerless. Consegui em pouco tempo, no emulador...
Eletrônica